sábado, janeiro 13, 2007

Percepções

O mundo é feito de histórias, vidas, sentimentos, acções.... umas muito iguais... outras bem diferentes. Gosto de pensar, imaginar, meter-me no papel das outras pessoas...entender o que as motiva a certas e determinadas acções. Por natureza quero e gosto de entender as atitudes alheias.

E é estranho imaginar que neste mundo existem precisamente X número de pessoas, algumas delas ainda crianças, outras já adultas...e que cada uma delas, independentemente da sua idade (á excepção daqueles bebezinhos ainda bem pequeninos) tem a sua vida, os seus objectivos, dificuldades, desejos, sonhos, sonhos irrealizáveis, sortes, azares, percepções, motivações, ideais, etc...

Uns vêm ao mundo para ser grandes pessoas, outros infelizmente não têm a mesma sorte...e acabam por vir ao mundo sofrer...


Muitas vezes a primeira impressão que se tem das pessoas não corresponde á sua imagem mais real, é apenas uma máscara distorcida daquilo que são. Claro que mesmo nessas máscaras tem que haver um pinguinho de verdade... não acredito que existam máscaras 100% efectivas, e que nos mostrem apenas um holograma, uma fantasia de algo que não existe...
.

Outras pessoas parecem-nos simplesmente perfeitas e sortudas, tendemos pois a pensar que são 100% bem sucedidas... e esquecemo-nos que elas, tal como nós, também são seres humanos... que tal como nós, têm receios, vulnerabilidades... e um lado mais frágil.
Tendemos também a criticar as pessoas que se afastam um pouco dos nossos proprios ideais de vida, que têm comportamentos que nós nunca teríamos, que de algum modo constituem um grupo social ou que são consideradas um grupo á parte. Esquecemo-nos mais uma vez que essas pessoas são de facto PESSOAS, com TUDO o que é subjacente ao ser humano.
.
Na minha opinião cada pessoa tem o direito a viver á sua mandeira desde que não prejudique ninguém (e prejudicar, entenda-se por fazer mal propositadamente para marcar a sua posição)...na minha opinião, mesmo que não concorde com esta ou aquela atitude, no sentido de que eu não faria esse "isto ou aquilo", acho que antes de julgarmos as pessoas, deviamos tentar vestir a sua pele, colocarmo-nos no seu lugar...imaginar o que seria viver "aquela" vida... perspectivar e percepcionar os medos, pensar nos "porquês?".
.
Avaliações de primeira vista raramente correspondem á verdade. Essas percepções têm, como já disse, o factor "máscara" que, se por vezes disfarça alguém e faz esse alguem parecer melhor, noutras vezes essa mesma mácara fica muito aquém do verdadeiro eu da pessoa....daquele seu lado mais humano. Conheço bons exemplos de ambos os tipos de pessoa. E é impressionante como pessoas que logo á partida já nos pareciam boas pessoas, conseguem esconder alguém ainda melhor por baixo da mácara. Infelizmente não conheço muitos casos destes, mas os pouquinhos que conheço, agradeço por de algum modo enriquecerem esta minha passagem terrena... sim, porque é sempre bom viver a vida sabendo que ainda existem boas pessoas e que, mesmo não estando proximas de nós, podem ser nossas Grandes amigas!
.
Prontos, mais uma vez não disse nada de novo, nem dei uma opinião que muita gente não tivesse já, mas tipo...eu tenho um blog...tenho que o manter vivo...e isso só se faz escrevendo nele.

5 comentários:

Tiago disse...

Se toda a gente vestisse a pele (e não se entenda este vestir a pele no sentido Hannibal Lecter), o mundo seria um bocadinho mais perfeito...
A verdade é que quase sempre visto a pele da outra pessoa, mas às vezes revolta-me o facto de essas pessoas não vestirem também a minha pele, e a pele de outras pessoas que têm igualmente "os seus objectivos, dificuldades, desejos, sonhos, sonhos irrealizáveis, sortes, azares, percepções, motivações e ideais...". O egoísmo chateia!
Mas é a vida... e a vida é lixada para alguns! E é ainda mais lixada para aquelas pessoas que tem atitudes e ideais diferentes da maioria. Mas o que importa é ser optimista e procurar pessoas que mereçam ser conhecidas, exploradas.

e.t. disse...

Tens toda a razão Tiago! Eu tento tambem sempre meter-me na pele das outras pessoas, mesmo que tenham atitudes estupidas tento sempre entender o porquê...mas de facto tambem me chateia que não tentem meter-se na minha pele nesta ou naquela situação...mas como dizes, é a vida! Thanks pelo coment =)

Hugzzzz =)

Anónimo disse...

Bem... eu normalmente (e por vezes é um defeito) tiro logo um relatório das pessoas, já é automático, mas acho que isso se deve ao facto de ser uma pessoa um pouco calculista de mais, já levei algumas navalhadas e agora previno-me (ás vezes de mais), mas mesmo assim é uma raridade (e não é para ser convencia, é mesmo assim) enganar-me em relação a alguém. Mas prontos.
Também odeio aquele tipo de pessoas que abre a boca sem pensar e logo a seguir vem pedir desculpas com o rabinho entre as pernas. Aí meu filho, ponham-se longe que fico fula. As desculpas não são para se usar, são para se evitar. Se bem que eu ás vezes tenho um pouco de dificuldade em utilizar essa palavra e tento compensar doutras maneiras mas muitas vezes as pessoas não entendem, prontos sou bixo esquisito eu sei disso, mas considero-me boa pessoa.
Há praí muito lixo, muita escumalha que mete nojo e me arrepia. Porque são tão obtusos que fazem confusão!!!
Depois há aquela gente a viver com talas de burro à frente dos olhos. Mas mesmo assim, ainda encotramos gente porreira mas de mentalidade um pouco contorcida. E aí sim, temos de colocar uma máscara para não ferir susceptibilidades.
É a vida, tudo isto faz parte do nosso processo de evolução.

A cima de tudo: Free your mind and get a life, but a real one :)

Taiyo85 disse...

Ok, comecei a ler daki o teu blog... OUtro dia irei ainda mais para o inicio. Nao poderia deixar de comentar este post. Eu acho que a questão das máscaras é muito muito discutivel, pois elas são necessárias, podem trazer muitas vantagens e desvantagens... Mas que haverá melhor neste mundo senão descobrir o interior de uma pessoa? O que estará por detrás da máscara? Tudo o que a pessoa é... podemos não gostar do que vemos, mas podemos achar pessoas muito muito interessantes, e especialmente muito boas pessoas.... Descobri assim os meus amigos mais próximos, só temos que ter tempo para os descobrir, e deixá-los descobrir-nos... Em relação a meter-me na pele alheia, apenas faço isso quando algo me 'atinge' directamente, e eu tento perceber o que está por detrás desse acto. COm atingir refiro-me tb a coisas k afectem os meus amigos, pois eles sao parte de mim, tal como eu sou parte deles. Não sei se fiz muito sentido... Mas é a minha forma de ver as coisas...

Hugz!!!! Adorei a dissertação!

e.t. disse...

Sim senhor, claro que fizeste sentido! =)
Entendi cada palávra do que escreveste, e no fundo sou assim como tu nos aspectos que comentaste. Eu fiz o meu post assim mais no geral, mas mais na particularidade sou muito semelhante aquilo que transmitiste em relação a ti mesmo! =)
Obrigado pelo comment =)