De vez em quando apetece-me pensar no passado, pensar nos tempos em que a vida, não sendo mais fácil, era mais fácil para mim...naqueles tempos em que ainda não tinha que me preocupar com nada e que o maior problema que eu podia enfrentar (além de problemas de saúde) , o que para mim representava uma situação de alto teor dramático....era...obrigarem-me a dormir a sesta!
Era com cada berraria! Quer dizer...era berraria (tipo desespero e tal) quando estava em casa e a minha mãe ou avó me queriam obrigar (e obrigavam) a dormir a sesta...porque quando estava no jardim de infância tinha que piar bemmmm mais fino...hummm...pensando bemm...talvez não! =P
É impressionante como o passar do tempo apaga tantas memórias....e mais impressionante para mim é lembrar-me melhor de algumas coisas passadas no jardim de infância face ao que me consigo lembrar relativamente á escola primária.
Apeteceu-me então escrever algumas das coisas que melhor me lembro do jardim de infância...lol....mas não sei se posso dizer que tenha propriamente saudades.
Todos os dias me levantava cedinho, ás 7:00 acho eu. Como eu e o meu consanguíneo não tinhamos quartinho próprio e ainda tinhamos alguns problemas de saúde, dormiamos nos quartos da nossa mãe ou da nossa avó. Uma noite dormia um num quarto e a outra noite dormia no outro quarto (iamos trocando). Mas claro, como eramos ainda pequeninos gostavamos muito de ver desenhos animados...e o local de eleição para dormir era mesmo com a nossa avó, porque ela quando acordava ligava logo a tv. Os unicos canais que passavam desenhos animados giross naquela hora era uns canais espanhois...pelo que os meus desenhos animados de preferidos eram os do "Perro amarillo" =P Nem sei bem se era este o nome dos desenhos animados, mas como tinham um cão amarelo ficaram assim designados =)
Na minha aldeia, ao final da minha rua, há escola pré-primária, mas como os horários não agradavam á minha mãe (e acho que tambem por outros motivos), fomos inscritos no jardim de infância da santa casa da misericordia, que fica numa cidade (que nessa altura era vila) a 6 km da minha "linda" aldeia. Então, depois de estarmos despachadinhos tinhamos que esperar que o autocarro da Câmara Municipal nos fosse buscar a casa (não sei porquê mas aquilo ia buscar as crianças á sua casa, em vez de termos nós que ir ter a uma paragem qualquer ou assim). De tarde o dito autocarro tambem nos ia levar a casa.
As minhas memórias começam logo pelas viagens de autocarro. É que o jardim de infancia, por ser da santa casa da misericórdia, tinha ao lado uma especie de instituição ou lá o que é aquilo (igualmente da santa casa) para pessoa deficientes e o autocarro "apanhava" tambem os meninos que iam para essa instituição. E dos poucos que apanhava lembro-me de dois: um chamado Sandro e outro que se chamava ou lhe chamavam Catita.
O Sandro costumava arrancar cabelos ás outras crianças e de seguida comia-os...já o Catita não sei bem o que fazia, só me lembro é que na altura eu falava muito nele (não consigo é dizer se achava graça ás coisas que ele dizia ou se o receava como receava o Sandro...lol).
Memórias mais especificas do jardim de infância tenho algumas que sei que nunca vou esquecer...mas pelo sim pelo não, vou passar 3 delas para aqui....para verem que a minha tendÊncia para coisas parvas começou logo desde pequenooo. Elas não são nada de jeito e, de um modo ou de outro, estão relacionadas com o não dormir a sesta...lol...que atrazadinhuuu que eu era (ahh com isto não estou a querer dizer que deixei de ser =P).
.
Lembrança 1 - Havia dias em que eu conseguia "negociar" o factor sesta...ou seja, face a alguns pedidos e algumas "negociatas" lá conseguia convencer as educadoras de infância (ou pelo menos uma delas, que depois convencia as outras...muhahahaha) a não me obrigarem a dormir sesta. Já não me lembro que fiz desta vez, neste dia que aqui recordo, mas sei que não me obrigaram a dormir sesta. Se calhar julgava-me esperto....lol...nem sei....mas o que é certo é que enquanto eu me " divertia", todos os restantes meninos, alem talvez do meu irmão, estavam a dormir a sua sestinha.
Para não me aborrecer, fui brincar para o recreio. Lá havia escorregas, baloiços, muita areia e outras coisas qua não faço a minima ideia de como se chamam.
Bem..com tanta correria decidi-me a ir andar no escorrega maiorrr (sim, porque aquilo tinha dois escorregas)....só que, quando ia a correr para lá não sei como me amanhei (não sei se ia a correr aos zigue-zagues ou se ia parvo)....certo é que fui bater ca fronha num tanque de pedra (que até estava um cadinho afastado =S). Pronto...parti um dente e fiz uma berrariaa tãooo alta que acordei os outros todos..hehehe...tadinhos =P
Fui depois com a minha mãe ao dentista...mas como criança que era, tive medo que ele me fosse arrancar o resto do dente. Por isso, quando ele perguntou se me doia...eu disse que não...e ele lá me deixou ir embora sem fazer nada =P
.
Lembrança 2 - Tal como já mencionado anteriormente, esta "lembrança" está tambem relacionada com uma memória de não dormir sesta...e á semelhança da anterior, o desfecho tambem não é o mais bonito...lol
Ahh são livres de me condenar depois de lerem isto...mas lembrem-see, eu não passava de um miudinho muitooooooo pequenino (em termos de altura e idade =P).
Mais uma vez tinha feito uma negociata e tinha convencido a minha educadora preferida, Irmã Paixão (freira), a não nos obrigar a dormir a sestinha. Eu não faço a minima ideia do que lhe dizia para a convencer...se lhe oferecia um desenho ou lá o que era. E digo isto do desenho porque ela gostava dos meus desenhos e tava sempre a pedir para lhe fazer algum.... Pode-se dizer que eu a tinha na mão...muhahahaha (pronto...pronto, isto é um exageroo...e os meus desenhos não eram nada de especial, mas ela gostava deles =P)
Passando á situação mais concreta. Neste dia, além de mim e do meu irmão, infelizmente houve mais um menino (uma besta) que conseguiu aproveitar a boleia e ficar acordado. Pronto...eu não o posso sensurar...porque se eu ficava acordado ele tambem tinha esse direito. Ai cabrão!lolol
Bem, então foi assim: estavamos a brincar (axo eu) e decidimos ir-nos assomar a uma janela que havia lá no jardim de infancia. Dessa janela viam-se os meninos deficientes a brincarem lá em baixo num pátio. Então ficamos a vê-los durante um bocado. Enquanto foi só ver...até que não estavamos mal....lol...só que as coisas descontrolaram-se =P ...Ás tantas o dito "senhor" que tambem ficou acordado resolveu encher um copo com água...e de seguida atirou água aos meninos deficientes. Obviamente que eles não gostaram...e começaram a atirar terra e pedras lá para cima onde estávamos. Entrei tambem no jogo....agarrei num copo e ajudei a lançar água para eles. Tava ali uma batalha montada! (que vergonhaa)
Ainda estivemos uns dez minutos naquilo....até que apareceu uma educadora de infância...e por azar foi logo a que eu mais detestava (Judite).
Resultado: Fomos repreendidos, obrigados a ir dormir a sesta ainda nesse dia...e pior...fui logo avisado que nas proximas semanas não me iria conseguir escapar á dormida da sesta...bahh (pronto, foi benfeita! E que raio de coisa...qual o drama de dormir uma sesta? lol)
.
Lembrança 3 - Isto passou-se num dia de muitooo calor...lolol....pelo menos é o que eu axo...dadas as circunstâncias...lol
Desde miudoo que sou acanhadote para algumas coisas, e este exemplo demonstra mesmo isso. Aliás, demonstra até mais que isso! Mas têm que dar o desconto...porque as crianças podem fazer birras por coisas muitoooo parvas!
O que se passou foi que num dado dia as educadoras de infância decidiram encher uns alguidares e umas banheiras de bebé com água...para que a miudagem pudesse brincar e refrescar-se um bocaditoo. Bem, mas aquilo foi uma vergonha...lol...ás tantas já estavam todos completamente encharcadinhos e muitos(as) estavam já só de cuecas =S Eu abominei tal facto...lolol...nem me aproximei da água (tão paroloooo)...mas acabei por molhar as peugas. Ahh e tal, molhou as peúgas...e daí???
Pois....e daí....e daí que foi um drama!Mas um senhor drama!
Quando acabou a brincadeira os outros ficaram todos nus...lol...tiveram que tirar as cuecas para as enchugarem ao sol =P. Vestiram a outra roupinha e daí a pouco era hora de dormir a sesta. E o que se passou foi que eles tavam todos contentes, nem se importavam de estar ali nus...mas eu..ai ai, so de ter que ficar descalçoo...foi cá uma berrariaaa...chorei, zanguei-me...enfim...fiz uma figura triste...mas triste mesmo! Qual a parvoice de fazer uma berraria por ficar descalçoo? Dahhh...só eu para uma figurinha destas! Mas pronto...eu era uma criancinha...fazia birras por coisas parvas =P
Se bem...se bem que não concordo que andassem ali a "despir" as criancinhas!
.
Mas tambem...um jardim de infancia em que numa visita de estudo (ou lá o que se chama a esses passeios feitos nestas idades) pedem ás crianças para fazer uma conchinha com as mãos para provarem diversos tipos de vinho.....axo que está tudo dito...lololol