segunda-feira, março 05, 2007

J@rdim de Inf@nci@

De vez em quando apetece-me pensar no passado, pensar nos tempos em que a vida, não sendo mais fácil, era mais fácil para mim...naqueles tempos em que ainda não tinha que me preocupar com nada e que o maior problema que eu podia enfrentar (além de problemas de saúde) , o que para mim representava uma situação de alto teor dramático....era...obrigarem-me a dormir a sesta!
Era com cada berraria! Quer dizer...era berraria (tipo desespero e tal) quando estava em casa e a minha mãe ou avó me queriam obrigar (e obrigavam) a dormir a sesta...porque quando estava no jardim de infância tinha que piar bemmmm mais fino...hummm...pensando bemm...talvez não! =P

É impressionante como o passar do tempo apaga tantas memórias....e mais impressionante para mim é lembrar-me melhor de algumas coisas passadas no jardim de infância face ao que me consigo lembrar relativamente á escola primária.

Apeteceu-me então escrever algumas das coisas que melhor me lembro do jardim de infância...lol....mas não sei se posso dizer que tenha propriamente saudades.
Todos os dias me levantava cedinho, ás 7:00 acho eu. Como eu e o meu consanguíneo não tinhamos quartinho próprio e ainda tinhamos alguns problemas de saúde, dormiamos nos quartos da nossa mãe ou da nossa avó. Uma noite dormia um num quarto e a outra noite dormia no outro quarto (iamos trocando). Mas claro, como eramos ainda pequeninos gostavamos muito de ver desenhos animados...e o local de eleição para dormir era mesmo com a nossa avó, porque ela quando acordava ligava logo a tv. Os unicos canais que passavam desenhos animados giross naquela hora era uns canais espanhois...pelo que os meus desenhos animados de preferidos eram os do "Perro amarillo" =P Nem sei bem se era este o nome dos desenhos animados, mas como tinham um cão amarelo ficaram assim designados =)

Na minha aldeia, ao final da minha rua, há escola pré-primária, mas como os horários não agradavam á minha mãe (e acho que tambem por outros motivos), fomos inscritos no jardim de infância da santa casa da misericordia, que fica numa cidade (que nessa altura era vila) a 6 km da minha "linda" aldeia. Então, depois de estarmos despachadinhos tinhamos que esperar que o autocarro da Câmara Municipal nos fosse buscar a casa (não sei porquê mas aquilo ia buscar as crianças á sua casa, em vez de termos nós que ir ter a uma paragem qualquer ou assim). De tarde o dito autocarro tambem nos ia levar a casa.

As minhas memórias começam logo pelas viagens de autocarro. É que o jardim de infancia, por ser da santa casa da misericórdia, tinha ao lado uma especie de instituição ou lá o que é aquilo (igualmente da santa casa) para pessoa deficientes e o autocarro "apanhava" tambem os meninos que iam para essa instituição. E dos poucos que apanhava lembro-me de dois: um chamado Sandro e outro que se chamava ou lhe chamavam Catita.
O Sandro costumava arrancar cabelos ás outras crianças e de seguida comia-os...já o Catita não sei bem o que fazia, só me lembro é que na altura eu falava muito nele (não consigo é dizer se achava graça ás coisas que ele dizia ou se o receava como receava o Sandro...lol).
Memórias mais especificas do jardim de infância tenho algumas que sei que nunca vou esquecer...mas pelo sim pelo não, vou passar 3 delas para aqui....para verem que a minha tendÊncia para coisas parvas começou logo desde pequenooo. Elas não são nada de jeito e, de um modo ou de outro, estão relacionadas com o não dormir a sesta...lol...que atrazadinhuuu que eu era (ahh com isto não estou a querer dizer que deixei de ser =P).
.
Lembrança 1 - Havia dias em que eu conseguia "negociar" o factor sesta...ou seja, face a alguns pedidos e algumas "negociatas" lá conseguia convencer as educadoras de infância (ou pelo menos uma delas, que depois convencia as outras...muhahahaha) a não me obrigarem a dormir sesta. Já não me lembro que fiz desta vez, neste dia que aqui recordo, mas sei que não me obrigaram a dormir sesta. Se calhar julgava-me esperto....lol...nem sei....mas o que é certo é que enquanto eu me " divertia", todos os restantes meninos, alem talvez do meu irmão, estavam a dormir a sua sestinha.
Para não me aborrecer, fui brincar para o recreio. Lá havia escorregas, baloiços, muita areia e outras coisas qua não faço a minima ideia de como se chamam.
Bem..com tanta correria decidi-me a ir andar no escorrega maiorrr (sim, porque aquilo tinha dois escorregas)....só que, quando ia a correr para lá não sei como me amanhei (não sei se ia a correr aos zigue-zagues ou se ia parvo)....certo é que fui bater ca fronha num tanque de pedra (que até estava um cadinho afastado =S). Pronto...parti um dente e fiz uma berrariaa tãooo alta que acordei os outros todos..hehehe...tadinhos =P
Fui depois com a minha mãe ao dentista...mas como criança que era, tive medo que ele me fosse arrancar o resto do dente. Por isso, quando ele perguntou se me doia...eu disse que não...e ele lá me deixou ir embora sem fazer nada =P
.
Lembrança 2 - Tal como já mencionado anteriormente, esta "lembrança" está tambem relacionada com uma memória de não dormir sesta...e á semelhança da anterior, o desfecho tambem não é o mais bonito...lol
Ahh são livres de me condenar depois de lerem isto...mas lembrem-see, eu não passava de um miudinho muitooooooo pequenino (em termos de altura e idade =P).
Mais uma vez tinha feito uma negociata e tinha convencido a minha educadora preferida, Irmã Paixão (freira), a não nos obrigar a dormir a sestinha. Eu não faço a minima ideia do que lhe dizia para a convencer...se lhe oferecia um desenho ou lá o que era. E digo isto do desenho porque ela gostava dos meus desenhos e tava sempre a pedir para lhe fazer algum.... Pode-se dizer que eu a tinha na mão...muhahahaha (pronto...pronto, isto é um exageroo...e os meus desenhos não eram nada de especial, mas ela gostava deles =P)
Passando á situação mais concreta. Neste dia, além de mim e do meu irmão, infelizmente houve mais um menino (uma besta) que conseguiu aproveitar a boleia e ficar acordado. Pronto...eu não o posso sensurar...porque se eu ficava acordado ele tambem tinha esse direito. Ai cabrão!lolol
Bem, então foi assim: estavamos a brincar (axo eu) e decidimos ir-nos assomar a uma janela que havia lá no jardim de infancia. Dessa janela viam-se os meninos deficientes a brincarem lá em baixo num pátio. Então ficamos a vê-los durante um bocado. Enquanto foi só ver...até que não estavamos mal....lol...só que as coisas descontrolaram-se =P ...Ás tantas o dito "senhor" que tambem ficou acordado resolveu encher um copo com água...e de seguida atirou água aos meninos deficientes. Obviamente que eles não gostaram...e começaram a atirar terra e pedras lá para cima onde estávamos. Entrei tambem no jogo....agarrei num copo e ajudei a lançar água para eles. Tava ali uma batalha montada! (que vergonhaa)
Ainda estivemos uns dez minutos naquilo....até que apareceu uma educadora de infância...e por azar foi logo a que eu mais detestava (Judite).
Resultado: Fomos repreendidos, obrigados a ir dormir a sesta ainda nesse dia...e pior...fui logo avisado que nas proximas semanas não me iria conseguir escapar á dormida da sesta...bahh (pronto, foi benfeita! E que raio de coisa...qual o drama de dormir uma sesta? lol)
.
Lembrança 3 - Isto passou-se num dia de muitooo calor...lolol....pelo menos é o que eu axo...dadas as circunstâncias...lol
Desde miudoo que sou acanhadote para algumas coisas, e este exemplo demonstra mesmo isso. Aliás, demonstra até mais que isso! Mas têm que dar o desconto...porque as crianças podem fazer birras por coisas muitoooo parvas!
O que se passou foi que num dado dia as educadoras de infância decidiram encher uns alguidares e umas banheiras de bebé com água...para que a miudagem pudesse brincar e refrescar-se um bocaditoo. Bem, mas aquilo foi uma vergonha...lol...ás tantas já estavam todos completamente encharcadinhos e muitos(as) estavam já só de cuecas =S Eu abominei tal facto...lolol...nem me aproximei da água (tão paroloooo)...mas acabei por molhar as peugas. Ahh e tal, molhou as peúgas...e daí???
Pois....e daí....e daí que foi um drama!Mas um senhor drama!
Quando acabou a brincadeira os outros ficaram todos nus...lol...tiveram que tirar as cuecas para as enchugarem ao sol =P. Vestiram a outra roupinha e daí a pouco era hora de dormir a sesta. E o que se passou foi que eles tavam todos contentes, nem se importavam de estar ali nus...mas eu..ai ai, so de ter que ficar descalçoo...foi cá uma berrariaaa...chorei, zanguei-me...enfim...fiz uma figura triste...mas triste mesmo! Qual a parvoice de fazer uma berraria por ficar descalçoo? Dahhh...só eu para uma figurinha destas! Mas pronto...eu era uma criancinha...fazia birras por coisas parvas =P
Se bem...se bem que não concordo que andassem ali a "despir" as criancinhas!
.
Mas tambem...um jardim de infancia em que numa visita de estudo (ou lá o que se chama a esses passeios feitos nestas idades) pedem ás crianças para fazer uma conchinha com as mãos para provarem diversos tipos de vinho.....axo que está tudo dito...lololol

8 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOL! N pude de deixar de rir ao ler (e relembrar) algumas das parvoices que fizemos no jardim de infância.
Olhando para trás recrimino o nosso comportamento para com os meninos deficientes. É algo k preferia n ter feito... [n pelo facto de ter sido obrigado depois a dormir a sesta =P].
Cada vez que me lembro dessa dos peúgos molhados só me vem uma pergunta à cabeça: "Como é k podíamos ser tão parvos?" =P. Ainda me lembro bem do "drama"(RIDÍCULO!!!!!!!) gerado pela situação LOLOLOL
Emfim... apesar de tudo eram "bons tempos". N havia tantas preocupações para moerem a cabeça...

Tiago disse...

Se axas que essas situações são parvas... devias saber das minhas... parti a cabeça 2 vezes no mesmo sitio; queimei as mãos num alguidar; Chorei no meio de uma estação de combios porque achei que a minha mãe me tinha abandonado, e gritei aos sete ventos isso... vá lá, ninguém ligou para a seg. social... ... ...

enfim... memórias... mas realmente conviver com uma pessoa que come o cabelo de outras... deixa uma pessoa traumatizada! lol

Ana Pena disse...

:D ahaha, desculpa mas o teu jardim de infância era muito à frente, tinha freiras que inexplicavelmente se derretiam ctg e eram parciais e que depois incitavam à nudez! Quem me dera ter lá estado! Isso é que era rambóia...

A nossa infância é sem dúvida dos tesouros mais maravilhosos que guardamos....

Ah e eu q axava q os meus pais punham câmaras em casa para me espiaram, qd eu ficava sozinha...(eu tinha medo que eles me vissem...a fazer coisas...q obviamente não vou dizer quais eram!:D)

Rute disse...

LOLOLOL!!! Epah, és mesmo engraçado! E fizeste mesmo o post =D

Epah. Eu não andei nunca num jardim de infância... Tinha sempre gente em casa para tomar conta de mim, é o que dá ter uma familia gigante! Mas mesmo assim tive vários episódeos giros também. Epah, tu e as birras para não dormires a sesta!!! LLLLLLOOOOOLLLLLLLL!!! E armado em mau a jogar coisas para as criancinhas deficientes, oh Sr. João.. Isso faz-se? E depois é tão mau, tão mau que fica danado por ter as meias molhadas!!! LOLOLOL!!!

Olha, eu também não dormia a sesta. Porque saía sempre da cama! Podiam-me fazer o k quizessem que eu não dormia. Tentaram várias vezes sem sucesso deitarem-se a meu lado e cantarem canções de embalar. Mas o resultado era exactamente o inverso e eu aproveitada e pimba saia do quarto para ir ver a Rua Sésamo, o Justiceiro, o McGuyver, os amigos do gaspar!!! =P

Na rua com os meus amigos só faziamos porcaria! Eu sempre fui muito maria-rapaz e gostava de me esfolar toda, jogar à bola andar à purrada!!! Era a mestra das escondidas!!! Ia para casa e pedia ao pessoal de minha casa para não se chibar!!! LOLOLOL!!! Subir às árvores, enfim.. A minha mãe apanhava com cada susto! Coitada. Epah, eu até ia para o rio!!! lololol.

Na primária foi o auge!!! Era andar á porrada o tempo inteiro! Nunca levei desaforos para casa! lol. Graças a Deus que inventaram o Full-Contact e por fim acalmei =P
Era uma grande guarda costas e não dizia que não a desafios!

Mas nunca me esqueço duma vez, na 3ª classe que na hora do recreio podiamos optar em ficar dentro da sala de aula (porque estava frio e chuvia muito), e eu fiquei. Só que já não me lembro como começou (talvez porque não me apteça.... (6) ) só sei que às tantas andava uma colega minha 1 ano mais velha atrás de mim para me bater! Até que ela pegou numa vassoura e eu.. Toca de fugir para o pátio! Andavamos feitas malucas a correr, eu aos berros "SOCOOOOORRRO!!!!!" e ela com ar de possuída plo Demo a correr que nem uma desalmada com a vassoura no ar "anda cá Rute que te desfaço"!!! LOLOLOL.

Claro que não é novidade nenhuma que fomos as duas para a sala de aula com as nossas orelhas atreladas à mão da professora.

Ai, ai... bons tempos =D

Anónimo disse...

lolol.
Depois de ler o post completo... resume-se tudo ao último paragrafo... dar a provar vinho às criancinhas!!! looooool
Qualquer problema, psicose, distúrbios de várias ordens que possas ter.... vieram daí! lololol
E com as freiras a ver!!

e.t. disse...

Miguel: enfimm...eramos tão dahhhhh

Tiagoo:Tadinhoo, axas k a tua mãe te abandonava mesmo? tssss, ainda por cima tu és tão pacatoo, não me parece que se abandone crianças assim! Não sei porquÊ mas não me surpreende essas tuas "aventuras"...lol =P

Ana:LOLOLOL...humm, que andavas tu a fazer k tivesses medo k eles vissem?LOL...ahh já sei, devia ser as limpezas da casa...e não querias ser apanhada pa eles n te obrigarem a trabalhar mais, né? =P
Pois é, tu eras capaz de te dar bem nakele jardim de infancia...LOLOL..mas olha, a nudez era uma coisa muitooooooooooooooo esporádica...ohhhh =P

Rute: Ahh pois é bebé =P eu tava a teclar contigo e a fazer aki o post =P
Xiça...vai lá vai! Tens umas histórias =S LOLOLOL
Fico a saber tambem que quando precisar de uma guarda costa é só contratar-te..hehehehe

Insatiable:Ora aí está! Tás a ver, é mesmo isso! E o que me vale mesmo é que nesse dia desse passeio só bebi de um tipo de vinho...=P

Agradeço a todos por se darem ao trabalhoooo de ler os meus post's, que cada vez são maiores =S

xtr3m disse...

lol e depois kem é k tem jeito pra escrever em bloguis, kem é?
eras uma criança travessa..tou a ber..nunca andei no jardim de infância..mas na primária tbm me lembro de algumas (poucas =( ) recordações de como tudo parecia divertido e inocente.. old times, ya pois...
perrito amarillo lolol..n vias a rua sésamooo? =P

e.t. disse...

Via a Rua sésamo pois! hehehehe